Ortodontia

 
 
 

Ortodontia

 
 

Ortodontia & cirurgia maxilofacial

 
 
É a área que envolve o diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas causados por dentes que não se articulam de maneira harmoniosa, devido à má posição destes e dos maxilares. Um bom alinhamento dentário permite uma relação correta entre as arcadas, obtendo-se um melhor equilíbrio estético dentário, facial, oclusal e funcional.
 
 
 
 

Estudo Ortodôntico

 
O estudo do caso consiste num exame clínico detalhado e em obter informações do seu historial médico. Serão feitas radiografias da cabeça e dentes, fotografias da face e dentes bem como moldes da sua boca, para depois ser feito um plano de tratamento individualizado que lhe será apresentado na consulta seguinte. As radiografias servirão para avaliar a condição dos seus dentes e maxilares, bem como para permitir a realização de análise cefalométricas das radiografias através de programa informático que darão informações sobre posições, dimensões e inclinações dos componentes ósseos e dentários da sua face. As fotos servirão para avaliar as componentes estéticas para permitir um tratamento que vise uma melhoria significativa. O nosso objectivo não é somente alinhar os dentes... ambicionamos muito mais!
 
 
 

Rastreio aos 7 anos de idade

 
Porquê fazer rastreio dos problemas ortodônticos aos 7 anos?

A oclusão posterior é estabelecida quando os 1ºs molares erupcionam. Nessa altura poderemos avaliar as relações anteroposteriores e transversais da oclusão, assim como descobrir desvios funcionais e outros problemas tal como erupção anormal de algum dente.
Os incisivos começaram a erupcionar e poderão detectar-se problemas como dentes apinhados, maus hábitos, mordidas profundas, mordidas abertas e algumas assimetrias faciais.
Para muitos, um rastreio oportuno pode levar a significantes benefícios no tratamento; para a maioria o principal benefício é a paz de espírito do paciente e dos pais.
Uma rápida e simples consulta nestas idades poderá prevenir problemas graves no futuro e ser muito rentável a nível financeiro ao não deixar evoluir um problema que poderá necessitar de cirurgia dispendiosa no futuro.

Benefícios dum tratamento feito cedo
Para os pacientes com clara indicação de intervenção precoce, este tratamento dá a oportunidade para:
  • Influenciar o crescimento ósseo de maneira positiva e evitar assimetrias faciais que com o tempo poderão ficar permanentes.
  • Harmonizar o tamanho dos arcos dentários.
  • Melhorar os padrões de erupção dentária.
  • Diminuir o risco de trauma a dentes protruídos.
  • Corrigir hábitos orais nocivos.
  • Melhorar estética e auto-estima. Muitas crianças com más-oclusões severas são alvos de troça na escola o que pode traumatizá-los para o resto da vida.
  • Simplificar e diminuir o tempo de tratamento para tratamento ortodôntico futuro e evitar em muitos casos uma cirurgia grande no futuro.
  • Reduzir a possibilidade de dentes inclusos.
  • Melhorar alguns problemas de fala e respiração.
  • Preservar ou ganhar espaço para os dentes permanentes em erupção.
 
 
 
 
 

Tipos de aparelhos

 
 
Aparelho removível convencional
Crianças com desalinhamentos simples e quando basta um alinhamento básico poderá ser usado este tipo de aparelho.

Brackets convencionais em metal
Os mais usados. Poderá escolher a cor dos elásticos que seguram o arco aos brackets.

 
 
 
 

Ortodontia em crianças

 
A ortodontia não se baseia só em alinhar os dentes, embora seja uma grande parte do que fazemos, é apenas uma pequena parte da responsabilidade que assumimos quando começamos a trabalhar com uma criança na nossa clínica. Sabemos bem como as crianças são vulneráveis e sensíveis, como são delicadas as suas relações com o mundo adulto, como é frágil a sua auto-estima, como se sentem perante o conflito de crescerem ou se manterem crianças. Temos de compreender que as crianças estão em fase de crescimento e aprendizagem. Queremos que a criança tenha uma boa auto-estima e sinta orgulho nela própria porque sabemos que a nossa infância vai determinar a nossa personalidade e o nosso sucesso na vida de adulto.
Na nossa clínica, asseguramos que a criança esteja informada sobre todos os procedimentos e como eles o irão beneficiar. Cada tratamento é personalizado segundo as necessidades ortodônticas e dentárias de cada um.
Além disso, perguntámos aos nossos pacientes para fazer certas escolhas relacionadas com o seu cuidado oral. Isto porque não queremos que usem o aparelho por obrigação mas sim porque desejam ter um belo sorriso. Pensamos que isso é importante por o familiariza com o processo de tomar decisões ao longo da vida e se tornarem mais responsáveis. Tentamos sempre ajudar as crianças a se motivarem a obter um estilo de vida saudável baseado nas suas personalidades e preferências. Damos feedback e suporte de forma a enaltecer as suas qualidades e não para os envergonhar ou criticar. Desafiamos as crianças para exigirem mais delas, cuidarem mais delas porque acreditamos que muitas tem um potencial de que ainda não se aperceberam.
Podemos fazer a diferença nas vidas das crianças que tratamos... e sentimo-nos muito orgulhosos nisso.

 
 
 

Ortodontia em adultos

 
Nós gostamos de tratar pacientes adultos. Reconhecemos que, frequentemente, muitos adultos não estão interessados em tempos de tratamento prolongados mas sim em só corrigir um ou outro dente torto. Discutiremos diversas opções de tratamento assim como vários métodos de alinhar os dentes. Neste momento 25% dos nossos pacientes são adultos, o que demonstra a cada vez mais procura pela excelência estética do sorriso. Muitos dos adultos que hoje em dia procuram o tratamento ortodôntico, fazem-no porque não foram bem aconselhados no passado ou porque nunca se preocuparam muito com o seu sorriso. Contudo isso tem vindo a mudar e hoje todos nós desejamos ter um belo sorriso, sinal de qualidade de vida. Nunca mais teremos de ter vergonha de sorrir e dar uma bela gargalhada. Acabaram os complexos.
Vantagens de ter os dentes alinhados:

  • São muito mais facilmente limpos e mantidos do que dentes tortos e apinhados.
  • Menor probabilidade de cárie, problemas gengivais, mau hálito e perda de dentes.
  • Melhora a funcionalidade (mastigação, fala, respiração, menor desgaste dentário e melhor distribuição de forças nos dentes, osso e articulação).
  • Melhor estética e auto-estima.
  • Previne e resolve muitas vezes problemas de dores crónicas de cabeça, pescoço e costas.

Cada vez mais um belo sorriso é importante a nível social e profissional. Diversos estudos já foram feitos em que diversos candidatos a emprego saem muito favorecidos quando demonstram um belo sorriso, tendo muito mais hipóteses de adquirir emprego. Tal como é importante no jogo da atracção do sexo oposto. Estudos científicos repetidos mostraram a boca e face como pontos focais da comunicação e interacção social. A aparência foi relacionada com a popularidade, comportamentos sociais, auto-estima, personalidade, expectativas e optimismo na vida. Não há dúvidas que uma aparência facial atractiva e sorriso podem melhorar a sua qualidade de vida de diversas formas. Pode influenciar o seu socesso social e profissional e melhorar a sua postura em relação à vida.
Sorrisos saudáveis e atractivis influenciam tudo à nossa volta. Pessoas de todas as idades que se sentem bem parecem mais atraentes e pessoas que parecem mais atraentes sentem-se melhor. Cada vez mais se vêm adultos na rua com aparelho, e com a ortondontia estética e discreta existente, já não existem desculpas para os adultos não alinharem os seus dentes. O tratamento ortodôntico é possivel em todas as idades. Tratamos pacientes com idades tão avançadas como 80 anos. Porque o cuidado com a estética e qualidade de vida não tem idades.
Enormes melhorias estéticas foram alcançadas na Ortodontia. Escolhas populares entre os nossos pacientes incluem brackets de cerâmica (material transparente menos visível) que serão uma boa opção caso não queira ter boca com muito metal à mostra. Também oferecemos a última novidade em Ortodontia invisível removível chamada INVISALIGN. Invisalign usa alinhadores transparentes de plástico criados por tecnologia de imagem informática 3D. São confortáveis, removíveis e quase invisíveis. Invisalign é a escolha popular nos adultos preocupados com a sua aparência durante as suas actividades diárias.

 
 
 
 
 

Cirurgia ortognática

 
 
O que é a Cirurgia Ortognática?
É a cirurgia feita aos ossos maxilares (maxila ou mandíbula). É recomendada para pacientes adultos e alguns adolescentes com deformidades esqueléticas severas. Às vezes o tamanho ou a posição dos maxilares está tão diferente do normal que a ortodontia convencional não consegue corrigir a deformidade esquelética. Nesses casos é indicada uma cirurgia em que se reduz ou aumenta os maxilares conforme necessitado, em conjunto com tratamento ortodôntico convencional. A cirurgia ortognática geralmente ocorre a meio do tratamento ortodôntico aproximadamente 1 ano após se colocar aparelho. A cirurgia será feita por um cirurgião maxilofacial/plástico que trabalha intimamente com o médico dentista, para resultados óptimos e previsíveis.
"Orto" quer dizer correcto. "Gnática" refere-se aos maxilares. Cirurgia Ortognática quer dizer então Cirurgia para corrigir os maxilares, onde a relação dos maxilares está incorrecta e pode dar graves problemas de oclusão, na articulação da boca e problemas de auto-estima por não haver uma face harmoniosa. Por isso há casos em que não chega alinhar os dentes e é também necessário fazer uma cirurgia, em que no final do tratamento os maxilares ficam alinhados e com função e estética muito melhoradas.

Porque é que pode ser necessária Cirurgia Ortognática?
  • Corrigir uma Mordida aberta
  • Prognatia - Maxilar inferior protruído
  • Retrognatia - Maxilar inferior retruído "fraco queixo"
 
 
 
 

Avanços tecnológicos

 
A ortodontia é hoje mais popular do que alguma vez foi. Esta popularidade é devida ao enorme sucesso de tratamentos melhorados, simplificados e tecnologicamente avançados. A nova tecnologia produz melhores resultados com menos visitas e menores tempos de tratamento. Em muitos casos conseguimos eliminar meses de tratamento.

  • Um exemplo de inovação são os arcos de níquel-titânio. Esta liga metálica já utilizada pela NASA oferece aos pacientes um arco termo-sensível que permite movimentos contínuos dos dentes em preíodos longos de tempo sem necessitar tantos ajustes.
Permite uma utilização de forças mais leves o que significa um maior conforto para os nossos pacientes. O tempo de tratamento também é menor e exige menos visitas ao ortodontista.

  • Os brackets auto-ligantes são um dos últimos sistemas revolucionários na Ortodontia.
Em combinação com arcos de elevada tecnologia, muito menos forças é aplicada aos dentes, com menor sensibilidade para o paciente e resultados mais rápidos (na realidade, um dente move-se mais rapidamente com forças relativamente baixas e constantes). O aparelho não necessita de elásticos para segurar o arco, pois possui um clip que mantém o arco no lugar. Os resultados são sorrisos bonitos e estética facial melhorada, muitas vezes sem necessidade de extrair dentes. Damon e Speed são alguns dos sistemas que utilizam este tipo de tecnologia.
  • Mini-Implantes Ortodônticos (ou Dispositivos de Ancoragem Temporária). Antigamente muitos pacientes tinham de usar aparelhos extra-orais. O uso de mini-implantes temporários ortodônticos veio diminuir a necessidade de aparelhos extra-orais e permitir movimentos mais complexos dos dentes. É possível corrigir dentes muito inclinados de forma rápida e sem efeitos colaterais. É também possível tratar alguns pacientes que normalmente iriam para cirurgia, com este tipo de solução.
  • Ortodontia removível e invisível INVISALIGN - A última moda em correcção dentária para adultos de forma imperceptível e máxima estética. Veja mais pormenores na secção INVISALIGN.
  • Previsão do movimento dentário em 3D: com recurso à última tecnologia informática é possível fazer uma simulação 3D do movimento dentário. Disponível gratuitamente em todos os tratamentos Invisalign.
 
 
 

Planeador de cores

 
Brackets em metal standard
Os mais usados. Poderá escolher a cor dos elásticos que seguram o arco aos brackets.

Brackets dourados
Iguais aos de metal, apenas com cor dourada. Para quem quer primar pela originalidade. Poderá escolher a cor dos elásticos. Têm um custo acrescido.
Brackets em cerâmica

Para quem quer parecer discreto e não aparentar muito que está a fazer tratamento ortodôntico. Geralmente os elásticos serão transparentes, mas poderá também escolher a cor. As desvantagens são um tempo de tratamento ligeiramente aumentado e um custo acrescido. A estética é a sua vantagem.

Brackets auto ligáveis em metal
Os melhores brackets do mercado. Tratamentos mais rápidos e com menor necessidade de vir aos controlos periódicos pois não necessitam elásticos para segurar o arco aos brackets. Contudo a pedido do paciente poderão ser colocados elásticos. Outra vantagem é a força menor exercida a menor fricção no movimento, o que torna o tratamento mais cómodo. Resultados mais rápidos e com menores forças. Têm um custo acrescido.

Sistemas que usam estes brackets: Damon, Speed, GAC In-Ovation R, Forestadent Quick, 3M Smartclip, Time2


 
 
 
 
 

Higiene e conselhos

 
 
Se o arco principal saiu do aparelho no último dente, tente recolocá-lo com uma pinça. Se o arame não está a magoar muito, pode por um pouco de cera nessa zona; se estiver a magoar muito, o arame pode ser cortado com um corta-unhas ou alicate de corte, caso não seja possível contactar logo com a clínica.
Se um bracket se deslocar do dente, geralmente fica preso pelo arco principal e não é razão para emergência.
Se o bracket virou ao contrário e está a irritar pode ser rodado com uma pinça.
Ligue para a clínica para marcar uma visita para colar o bracket. Não deite o bracket ao lixo. Guarde-o e entregue ao médico dentista para que este o cole de volta.
Se os seus dentes estiverem a doer (geralmente na primeira semana de tratamento) tome um analgésico (geralmente o que toma quando tem algum tipo de dores). Bochechar com água morna com uma colher de chá de sal pode aliviar os sintomas.
Se parte do seu aparelho partiu, guarde a parte partida e ligue para uma nova marcação.
Se notar alguns espaços a abrirem entre os dentes, não entre em pÂnico. É normal enquanto os dentes se movem. Quando se faz expansão também é normal abrir um espaço grande entre os 2 dentes de cima. No fim do tratamento estará tudo fechado.
Se um separador de borracha sair, pode tentar recolocá-lo com 2 pedaços de fio dentário e puxá-los esticando o separador, empurrando o separador esticado para o espaço entre os dentes e puxar levemente para cima para que a parte superior do separador saia por cima do contacto dentário. Depois remover os 2 pedaços de fio dentário.
Se tiver sinais de sangramento quando escova ou usa fio dentário, geralmente significa que existe uma zona local de inflamação. Mantenha essa zona limpa escovando bem e bochechando com colutório (Eludril, Bexident ou Listerine). Se sentir algo anormal ou muita dor, contacte-nos.
Para higiene ideal, use escovilhões entre os dentes e um aparelho de jacto de água (morna). Ambos poderão ser comprados em farmácias.

 
 
 
 

Última consulta

 
Na última consulta, depois de confirmada a correcta posição de todos os seus dentes, é iniciada a remoção do aparelho ortodôntico.
É um processo indolor apesar de demorado pois cada dente terá de ser cuidadosamente limpo e polido.
Faremos moldes da boca, radiografias e fotografias finais do tratamento.
Será entregue um relatório fotográfico onde poderá comparar o seu novo sorriso com o antigo.
A todos os nossos pacientes, recomendamos um branqueamento dentário, assim o seu novo sorriso brilhará ainda mais e não passará despercebido!
 
 
 
 
 
 

Acordos